quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vitaminas B9, B12 e C

Vitamina B9

História:
Em 1938, a vitamina B9 é descoberta, mas só recebe esse nome em 1940. Em 1945, sua estrutura química é descrita e em 1991 sua importância é consolidada mundialmente.

Principais Fontes:
A vitamina B9 é encontrada numa grande variedade de alimentos. As fontes mais ricas são o fígado, os vegetais de folha verde escura, os feijões, o gérmen de trigo e a levedura. Outras fontes são a gema de ovo, o linho, o sumo de laranja e o pão de trigo integral.

Principais Usos no Corpo:
A vitamina B9, atua como uma coenzima em numerosas reações metabólicas essenciais. Tem um papel importante no metabolismo dos aminoácidos, os constituintes das proteínas. Está também envolvida na síntese dos ácidos nucléicos, as moléculas que transportam a informação genética nas células, bem como na formação das células sanguíneas e de alguns dos constituintes do tecido nervoso.

Sintomas de Deficiência:
Anemia, má-formação do feto (gestantes), cansaço, irritabilidade, perda de apetite, dores abdominais, enjoos, diarréia, úlceras na boca e na faringe, alterações de pele e perda de cabelo.

DDR:
20-35 mg na dieta alimentar para bebês, 50-150 mg para as crianças, 180 mg para as mulheres e 200 mg para os homens.

Vitamina B12

História:
Em 1948, numa experiência de tratamento da anemia perniciosa, cientistas descobrem um pigmento vermelho cristalino, ao qual dão o nome de vitamina B12.

Principais Fontes:
Carnes, peixes, ovos e laticínios.

Principais Usos No Corpo:
Produção de glóbulos vermelhos, replicação celular, equilíbrio hormonal e capacidade de agir nas células nervosas.

Sintomas de Deficiência:
Anemia perniciosa, hemáceas mal formadas, fraqueza, cansaço, falta de ar, sensação de latejar e dormência, língua dorida, perda de apetite e de peso, perda do paladar e do olfato, impotência e perturbações psiquiátricas (tais como irritabilidade perda de memória, depressão leve, alucinações).

DDR:
2,0 mg para adultos, 0,3 mg para os bebês.

Vitamina C

História:
Em 1930 foi descoberta a vitamina C e em 1932 sua estrutura química foi definida. Em 1985, as necessidades mundiais dessa vitamina foram estabelecidas.

Principais Fontes:
Citrinos, groselhas pretas, pimentão doce, salsa, couve-flor, batatas, batatas doces, brócolos, couves de bruxelas, morangos, goiaba, manga, sumo de laranja.

Principais Usos no Corpo:
Combate ao estresse, ajuda na cura de qualquer infecção ou doença é um poderoso desintoxicante e auxilia na produção da substância que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens.

Sintomas de Deficiência:
Fadiga, a lassidão, a perda de apetite, a sonolência e insônia, o sentimento de exaustão, irritabilidade, baixa resistência às infecções, petéquia (pequeno sangramento capilar) e escorbuto.

DDR:
1000 a 10000 mg. É preciso tomar diariamente, pois a vitamina C não é armazenada no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário