quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vitaminas B5, B6 e B8

Vitamina B5

História:
O ácido pantotênico foi descoberto por Williams em 1933 como sendo uma substância essencial para o crescimento de leveduras. O seu nome vem do grego, em que Panthos significa de todos os lugares. Isso porque o ácido pantotênico é encontrado em toda a parte. O seu primeiro papel foi verificado que uma doença denominada pelagra dos pintos, curada com extratos de fígado, mas não com o ácido nicotínico. Foi demonstrado por Wooley e Jokes que o fator que curava a dermatite das aves era o ácido pantotênico. Em 1947, Lipmann mostrou que a acetilação da sulfanilamida necessitava de um cofator que continha ácido pantotênico.

Principais fontes:
Cereais em grão; cogumelos; legumes; milho; abacate; leite; carne de aves; fígado; ovo; frutas.

Principal uso no corpo:
Importante para a produção de anticorpos e hormonais supra-renais (esteróides e cortisona); ajuda no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares; controla a capacidade de resposta do corpo ao Stress (combate fadiga, depressão, insônia, tendência a infecções); auxilia a conversão de lipídios, carboidratos e proteínas em energia; elemento essencial da coenzima A.

Sintomas de deficiência:
Cãibras, dores e cólicas abdominais, fadiga, insônia, mal-estar geral, redução na produção de anticorpos.

DDR:
3 mg para crianças; 4 - 7 para homens, mulheres, grávidas e lactantes.

Vitamina B6

História:
Em 1926, foi verificado que uma das conseqüências da falta de vitamina B2 era a dermatite. Em 1936 György separou da vitamina B2 um fator solúvel em água cuja falta era a real causa das dermatites. Denominou-a de vitamina B6. A vitamina B6 (Piridoxina) é, na realidade, um grupo de substâncias: piridoxina, piridoxal e piridoxamina. Essas substâncias estão intimamente associadas e funcionam juntas.

Principais fontes:
Arroz integral; aveia, batata; cereais em grão; trigo; leguminosas; banana; atum; carne de porco; vísceras; passas.

Principal uso no corpo:
Importante para o metabolismo celular (respiração celular) e das proteínas, gorduras e triptofano; atua na produção de hormônios e é estimulante das funções defensivas das células; promove a síntese de ácidos nucléicos antienvelhecimento; reduz espasmos musculares noturnos, cãibras nas pernas e dormência nas mãos; funciona como um diurético natural.

Sintomas de deficiência:
Anemia; dermatite; gengivite; glossite; náuseas; nervosismo; distúrbios no crescimento; inflamação da pele; depressão; tontura; convulsões.

DDR:
1,4 mg para crianças; 2 mg para homens; 1,6 mg para mulheres; 2,2 mg para grávidas e 2,1 mg para lactantes.
 
Vitamina B8
 
História:
Em 1916, Bateman observou que ratos alimentados com clara de ovo como única fonte de proteínas desenvolviam desordens neuromusculares, dermatite e perda de cabelos. Esta síndrome poderia ser prevenida caso se cozinhasse a clara ou se fosse acrescentado fígado ou levedura à dieta. Em 1936, Kögl e Tönis isolaram, da gema do ovo, uma substância que era essencial para o crescimento da levedura e a denominaram de biotina. Depois, verificou-se que esse fator e aquele que prevenia a intoxicação da clara de ovo cozida eram o mesmo. Mais tarde, descobriu-se que a Biotina era fabricada na parte inferior do aparelho digestivo do corpo humano. 

Principais fontes:
Levedo; alfafa germinada; trigo; grãos germinados; hortaliças verdes; cogumelos; carnes; gema de ovos; leite; peixes; nozes; batata; banana; laranja; amendoim.

Principal uso no corpo:
Papel importante na síntese de DNA e RNA (material genético); produção de glóbulos vermelhos; ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso; função importante no metabolismo de açúcares e gorduras; mantém o crescimento saudável dos cabelos.

Sintomas de deficiência:
Provoca fraqueza muscular; pricking da pele; letargia; falta de apetite; caspa; perda de cabelo; dermatite seborrhic; anormalidades cardíacas; infecções pulmonares; anemia; confusão; depressão mental; sonolência.

DDR:
Dose diária de 3 a 5 mg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário