quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Curiosidades!

Os adolescentes precisam de mais vitaminas do que os adultos?

Os adolescentes em fase de crescimento tem as suas necessidades metabólicas aumentadas, tanto em calorias, como em alguns micro-nutrientes essenciais.

A vitamina B6 ajuda a aliviar os sintomas pré-menstruais?

Geralmente ajuda, pois os sintomas, como dores nos peitos, dor de cabeça, tensão, irritação e inchaço têm sido associados com um desequilíbrio hormonal temporário, o que leva a um aumento das necessidades de vitamina B6.

Devemos tomar vitaminas quando estamos deprimidos?

A depressão, em alguns casos, pode ser um dos sintomas iniciais da deficiência de algumas vitaminas, principalmente do Complexo B. Nesse caso, é recomendável restaurar a deficiência. Entretanto, isso não significa que as vitaminas possam ou devam ser usadas sempre que a pessoa se sentir deprimida.

É verdade que a vitamina E protege os pulmões contra a poluição do ar?

Não existem evidências claras desse efeito nas pessoas, mas experiências com animais indicam que a vitamina E reage no pulmão com os principais poluentes atmosféricos tóxicos, como o Dióxido de Nitrogênio, defendendo-o contra seus efeitos nocivos.

Doses elevadas de vitamina B1 podem proteger contra picadas de mosquito?

Essa vitamina tem um odor característico e, quando tomada em grande quantidade, esse odor sai pelos poros. Algumas pessoas acreditam que, dessa forma os mosquitos são mantidos a distância.

A vitamina E ajuda a cicatrizar queimaduras da pele?

Muitas pessoas acreditam que essa vitamina aplicada como solução ou pomada diretamente sobre queimaduras ou cortes, produz efeitos cicatrizantes marcantes, porém, não existem provas científicas a esse respeito.

Os fumantes necessitam realmente de vitamina C?

Sim. Os fumantes “queimam” as suas reservas de vitamina C mais rapidamente. Na verdade, os estudos demonstram que as pessoas que fumam pelo menos 20 cigarros por dia precisam 40% mais dessa vitamina do que os não fumantes.

A preparação dos alimentos destrói as vitaminas?

Como as vitaminas são sensíveis ao calor, humidade, ar e luz, podem ser destruídas durante o processamento. A maior parte das perdas é provocada pelo calor, bem como nos processos de enlatamento e congelamento, pois mesmo os alimentos congelados são primeiro escaldados, afim de destruir as enzimas e os microorganismos. No caso da vitamina C, tanto com a cozedura tradicional, como num forno de micro-ondas, ocorre uma perda grave. Além disso, manter um prato pronto aquecido por muitas horas pode provocar perdas adicionais de até 75%.

Os remédios podem afetar as necessidades de vitaminas?

Sim. Alguns remédios, tomados regularmente, podem provocar um desequilíbrio, afetando a capacidade do organismo de absorver, utilizar, armazenar e excretar vitaminas, como certos antibióticos, anticoncepcionais orais, tranquilizantes, analgésicos e diuréticos.

As vitaminas fornecem energia?

Não. Elas apenas ajudam a converter os alimentos em energia. Não se pode aumentar a capacidade física somente com uma adição de vitaminas, a não ser que o organismo esteja deficiente, como, por exemplo, em caso de fadiga provocada por dietas desequilibradas. Nesse caso, uma adição para restaurar o equilíbrio melhora a capacidade física.

As vitaminas engordam?

Não, elas não contêm calorias. Os suplementos podem conter algumas calorias no seu revestimento de açúcar, porém, normalmente a quantidade é desprezível.

Tomar vitaminas aumenta o apetite?

Se o nível de vitaminas no organismo não for suficiente, particularmente da A, B1 e C, pode levar à perda de apetite, o que pode ser resolvido com um suplemento. Nos indivíduos com uma dieta equilibrada, o suplemento não provoca nenhum efeito sobre o apetite.

As pessoas obesas podem apresentar deficiência de vitamina?

Sim, pois os alimentos com alto teor calórico não contêm necessariamente um alto teor de vitaminas. Um indivíduo que consuma alimentos ricos em hidratos de carbono e gorduras, porém pobres em vitaminas, pode engordar e continuar a necessitar de vitaminas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário